
A
Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes) realiza no domingo (07/10/2007), às 17 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, mais uma apresentação da série ‘Concertos Instrumentistas’. A entrada é franca. Dois convidados especiais acompanham os músicos da Ofes, nesta apresentação. O violinista polonês, naturalizado brasileiro, Jerzy Milewski será o solista do concerto. O regente convidado é o maestro André Cardoso, do Rio de Janeiro. Constam do programa obras de Leopoldo Miguez como ‘Sylvia – Elegia para Cordas Op. 22’ e ‘Suíte à Antiga, Op. 25’; de Wieniawski – ‘Legend, Op. 17’ e ‘Polonaise Concertante - Ré Maior’; e de Paganini com ‘Moto Perpetuo’.
Jerzy Milewski formou-se pela Academia de Música de Varsóvia e atuou como solista da Orquestra de Câmera Nacional de Varsóvia, tendo se apresentado nos mais importantes teatros da Europa, América e Ásia. Há trinta anos desenvolve um intenso trabalho em prol da música brasileira. Atuou com importantes nomes da música no Brasil, como Luís Eça, Sivuca, Rildo Hora, Altamiro Carrilho, José Staneck, Aleida Schweitzer, Robertinho Silva, Raphael Rabelo e Francis Hime. Em shows, tem se apresentado com seu grupo, o Jerzy Mileviski Ensemble, cujo repertório inclui músicas de Bach, Villa-Lobos, Paganini, Kreisler, Sarazate, misturando o
jazz de Oscar Peterson, Dave Brubeck, Joe Venutti e Claude Bolling com o tempero de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Francis Hime e Tom Jobim.
André Cardoso é violista e regente graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em musicologia pela Universidade do Rio (Uni-Rio). Estudou regência com os maestros Roberto Duarte e David Machado. Recebeu, durante três anos, bolsa da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento na Argentina com o Maestro Guillermo Scarabino, na Universidade de Cuyo (Mendoza) e no Teatro Colón, de Buenos Aires. Em 1994 foi o vencedor do Concurso Nacional de Regência da Orquestra Sinfônica Nacional, passando a atuar à frente de conjuntos como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Petrobras Pró-Música e Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro, de Brasília.Atua também como produtor fonográfico, tendo recebido o Prêmio Sharp e o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela gravação da ópera “Colombo”, de Carlos Gomes. É responsável pelas partes corais de diversos desenhos animados da Walt Disney Company (Pocahontas, O Corcunda de Notre Dame, Hércules, Mulan, entre outros), Columbia Pictures (A Princesa Encantada), Twenty-Century Fox (Anastácia) e Dream Works (O Príncipe do Egito) em suas versões em português para o Brasil. Foi também maestro assistente da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor de Regência e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ.